O estêncil, ou stencil em inglês, foi uma das primeiras técnicas para criar tecidos estampados, com o tempo essa forma de transferir imagens ganhou inúmeras funções, a mais conhecida hoje é aquela que podemos observar nas ruas, essa forma de arte está perto de todos, e ao entrar na escola abre caminho para inúmeras possibilidades.
Ao trabalhar com estêncil em sala de aula é possível unir muitos conteúdos e técnicas usadas na disciplina de artes, além disso, é possível criar projetos que garantam objetivos mais políticos, deixando que os alunos usem a arte para expressar as suas opiniões.
Como fazer !
O vídeo acima mostra uma técnica usando programas de computador, deixando as imagens com bastante constraste, para que seja fácil recortar as linhas que vão formar o desenho, ao usar um material mais resistente, o estêncil terá uma maior durabilidade.
Como fazer sem usar o computador!
Já este vídeo mostra uma maneira mais "simples", sem ter que fazer uso de computador, esta forma deve ser usada com uma turma que já tenha noção de desenho, para que se obtenha mais resultados positivos.
Desenhos mais simples, facilitam a criação dos moldes em sala de aula, desenhos mais elaborados (de figuras famosas...) podem ser criados usando as técnicas acima, em ambos os casos é possível ter resultados significativos, e levar um pouco mais de arte para os alunos!
Abaixo, imagens criadas com estêncil pelo artista de rua britânico Banksy!
Nenhum comentário:
Postar um comentário